Trapicheiros
da Bahia: A Elite dos negócios x Elite dos produtores.
Nesse contexto, o açúcar produzido nos
engenhos, se constituiu como uma das principais matérias primas para exportação.
Entretanto, a necessidade de venda da produção para os mercados externos aproximou
duas classes de maior poder financeiro da província baiana, que eram os senhores
de engenho e a emergente e revolucionária classe dos comerciantes (conhecidos
como trapicheiros). Mas, o que de fato
ocorreu nesse processo? Como os comerciantes conseguiram ao longo de vários
séculos se tornarem uma classe hegemonicamente capitalizada? Para isto, é
importante analisarmos o espaço social onde ocorreram estas transações!
Para compreendermos este processo, é importante percebermos que, primeiramente
a cidade do Salvador, estava inserida no capitalismo mundial em razão do seu
porto. Em consequência disto o mercado baiano, caracterizou-se por ser
interprovincial e geograficamente encontrar-se na rota internacional do Caminho
das Índias; este fato contribuiu para a ascensão econômica dos comerciantes,
que ávidos por lucros e hábeis nos negócios, eram também os principais agentes
credores das operações financeiras dos engenhos de açúcar.

O Porto de Salvador localizava-se no
bairro da praia, trecho que ia da Preguiça à atual Praça Conde dos Arcos, na
parte baixa da ladeira do Taboão. Os trapicheiros exploraram o comércio e
apropriaram-se de forma fragmentada do espaço portuário desde meados do século XVI, até o início do
século XX. Nesse sentido, a pesar da atividade comercial, desenvolvida no
porto, ter uma relevante importância, para a vida econômica da cidade, havia
contradições muito sensíveis nas estruturas sociais. Enquanto os ideais franceses ganhavam
notoriedade em diversos países do mundo, as elites baianas conservavam o modo
de produção escravista, gozavam de muitos privilégios e mantinham a grande
propriedade. Não foi por a caso, que Salvador, foi a última capital, que politicamente deixou o Império para aderir à República. Na verdade, a aristocracia baiana, tinha esperanças que em 1889, o deposto Imperador, D. Pedro II, juntamente com a sua corte, desembarca-se nas águas da Baía de Todos os Santos.
Os comerciantes eram parte importante da
estrutura social baiana, formavam uma ativa comunidade mercantil, que até o início
do século XX, detinham a posse de todas as instalações, necessárias para as atividades portuárias, que geralmente levavam o nome do proprietário ou do lugar; o porto tinha os seguintes equipamentos: armazéns,
alvarengas e cais de atracação, além de trapiches, que, por sinal, eram os mais imponentes do
mundo. A responsabilidade, pela regulação, fiscalização e arrecadação tributária, destas atividades, ficava por conta
da Alfândega, que mantinha uma polícia portuária,
para coibir o contrabando, praticado por tripulantes vindos em embarcações, das mais variadas
nacionalidades.
Ao longo dos séculos desde os meados do
século XVII, a ascensão capital dos trapicheiros, fomentou tensões
na relação de poder socioeconômico e político, com os senhores de engenho. As desavenças entre as classes, afloravam especialmente em períodos de crises econômicas, pois os comerciantes forneciam todo o crédito para a operação
dos negócios do Engenho.
Os
comerciantes, eram ávidos por obtenção de lucros, durante vários séculos,
conseguiram consolidar uma hegemonia capitalista e manter a dependência
financeira e comercial dos produtores. Em contrapartida, os senhores de engenho,
conviviam com instabilidades e especulações nos negócios, pois o mercado internacional oscilava, e por vezes terminava gerando a baixa no preço do
açúcar. Os
entraves, gerados por discrepâncias, no preço da compra e venda do açúcar,
estremeciam as bases de acordos financeiros. A comercialização direta do produto,
com comerciantes baianos, traziam perdas financeiras aos Senhores de Engenhos. No
ano de 1653, o padre Francisco Ribeiro, analisou o déficit financeiro no
processo de comercialização do açúcar na Bahia, através de um balanço
financeiro dos Engenhos; concluiu-se, que as perdas financeiras para os
comerciantes, chegavam a 800 réis por arroba. A partir, desta perspectiva comercial,
alguns senhores, passaram a comercializar o açúcar diretamente com a Europa,
porém com a devida autorização da Coroa.
A instabilidade do mercado, em muitos casos, ocasionava a depreciação da indústria açucareira e gerava dificuldades na quitação de dívidas financeiras, que os senhores de engenho tinham com os comerciantes. Este panorama agravou-se, diante da crise da economia baiana e nordestina no século XVII, que também enfrentava uma concorrência direta com o mercado das Antilhas. Em consequência disto, na da década de 1670, registraram-se aumentos nas hipotecas imobiliárias;
o custo dos impostos e principalmente da possibilidade de uma moratória capital,
engrossavam os fatores que interferiam no processo de produção, colheita e
venda do produto. No entanto, a classe produtora gozava de muitos prestígios, e para reverter estas condições, articulavam-se politicamente, para manter a grande propriedade e os negócios
funcionando. Portanto, fatos como estes, aguçavam as tensões, nas relações comerciais, entre elites.
No processo de estratificação da
sociedade baiana, nem sempre as elites estiveram rigidamente definidas. Uma
experiência importante foi a do Tenente Barnabé Cardoso Ribeiro, que era
proprietário do Engenho da Grama e do Trapiche Barnabé, que foi fundado entre
1719-1799, e coincidiu com a criação da Freguesia do Pilar em 1718. O Tenente
Barnabé, em razão do seu endividamento com os cofres públicos, teve o seu
engenho, as suas terras, indústria e o seu trapiche, sequestrados pela Fazenda
Real; consequentemente o Trapiche Barnabé, foi arrematado pelo Desembargador
Jose Pires de Albuquerque (desembargador, fidalgo da Casa de S.M., Cavaleiro
Professo na Ordem de Cristo, Alcaide Mor da Vila de Maragojipe e Secretário do
Estado do Brasil), pela quantia de 52:000 cruzados e 100$000rs.
Por outro lado, diante de determinadas crises
econômica, os comerciantes se articulavam, através da criação de associações,
como a Companhia Baiana de Navegação a Vapor, que fora criada em 1852, para
manter fortalecida a prática comercial diante da concorrência de portos, como o
do Rio de Janeiro. A fundação em 1840 da Associação Comercial da Bahia fortaleceu
a elite dos negócios e encarregou-se de aproximar ainda mais os laços de dependência, entre produtores e comerciantes. Nesse
contexto, a Bahia já estava inserida no capitalismo mundial e nem mesmo a
abertura dos canais de Suez e Panamá, na segunda metade do século XIX, não conseguiu
diminuir a importância comercial, que o porto do Salvador, exercia para o
mercado internacional.
No final do
século XIX, o porto de Salvador estava estruturalmente decadente e necessitava passar por amplas reformas. Porém, estudos
apontam que o
atraso ocorreu, em razão das divergências entre a burguesia comercial da Bahia.
Nesse universo de interesses, a Associação Comercial da Bahia, não manifestou nenhum parecer sob o caso. Contudo, desde o ano de 1816, no governado
imperial do D. Marcos de Noronha e Brito, 8º Conde dos Arcos, que houve a primeira tentativa de reforma do porto. Porém, ano de 1855, o
engenheiro inglês, Edmund Penley Cox, construiu um audacioso projeto de
reforma portuária, que ficou conhecido como “Plano COX”, que agradou a elite comercial, porém o projeto foi indeferido pelo governo provincial. Nesse cenário político, o estado
estava um pouco mais voltado, para atender as demandas reivindicadas pela elite
agrária. Somente após 40anos de atraso, já na era da República no ano de1906, que teve início a reforma do porto,
com a concessão para a Companhia Docas e Melhoramentos da Bahia.
Contudo,
será que os interesses econômicos das elites baianas, contribuíram ao longo do processo histórico para o nosso atraso no desenvolvimento social?
Então
deixo a resposta e demais indagações, com vocês!
Bibliografia
ROSADO, Rita de Cássia S. de Carvalho. O Porto de Salvador: modernização em projeto 1854-1891. Dissertação de Mestrado / Ufba 1983. Salvador. Companhia das Docas do Estado da Bahia – Codeba, 1984.
Anexos:
Vídeo 1- Série Breve história das capitas brasileiras, da TV Escola, falando sobre a história da cidade de Salvador.
Vídeo 2 - a História do Porto de Salvador, comentado por Historiadores como a Prof.ª Rita de Cássia S. Rosado e pelo Prof.. Ubiratan Castro.
Links relacionados que poderão auxiliar na pesquisa histórica:
uranohistoria.blogspot.com/2009/06/o-tutu-da-bahia.html
www.fpc.ba.gov.br
Bibliografia
SCHWARTZ, Stuart B. Segredos Internos: Engenhos e Escravos na Sociedade Colonial. São Paulo: Companhia das Letras, 1985.
LEAL, Maria das Graças. Relatório Final de Pesquisa para do Projeto Trapiche Barnabé. Salvador: 2005.
ROSADO, Rita de Cássia S. de Carvalho. O Porto de Salvador: modernização em projeto 1854-1891. Dissertação de Mestrado / Ufba 1983. Salvador. Companhia das Docas do Estado da Bahia – Codeba, 1984.
Anexos:
Vídeo 1- Série Breve história das capitas brasileiras, da TV Escola, falando sobre a história da cidade de Salvador.

Gostei do blogger. Vc é o cara.
ResponderExcluirOk ....Estamos sempre em construção.....obrigado!
ExcluirMuito bom! esclarecendo e passando a história da Bahia de forma clara e objetiva.
ResponderExcluirOK! vamos futuramente aprofundar o conteúdo.....
ExcluirSempre bom conhecer nossa história. Parabéns pelo excelente trabalho!
ResponderExcluirE verdade!!!!! Conhecer um pouco do nosso passado histórico, significa que estamos caminhando para entender as nossas atuais contradições sociais e econômicas. Muito obrigado por ter participado!!! Valeu!
ExcluirBoa reflexão Jeronimo, fica claro até hoje que os interesses das elites refletem na evolução, ou melhor no retrocesso da Sociedade.
ResponderExcluirConcordo também!!!!!! As nossas desigualdades socioeconômicas, em nossa sociedade é algo as vezes inacreditável!!!!!! Estamos em pleno século XXI e tudo encontra-se como antes!!!! Ou seja as elites ditam as regras do jogo...O Estado continua burguês e mantenedor dos privilégios !!!!! A obtenção do lucro? Não importa o preço que vai custar socialmente!!! Obrigado por ter participado!!!!! Valeu!!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMuito bom este blog, podemos perceber o quanto rica é a historiografia brasileira.
ResponderExcluirE verdade o campo de pesquisa é muito ampla!!! A perspectiva econômica e social da história da Bahia e do Brasil, permite realizarmos reflexões acerca das nossas realidades, pois começamos a entender as origens das nossas desigualdade socioeconômicas.
ResponderExcluirObrigado por ter participado
Conhecer o passado histórico para compreender críticamente o presente.
ResponderExcluirParabéns pelo blog Jerônimo.
Valdinei, concordo também!
ExcluirA análise histórica sob a perspectiva econômica é fundamental!!As elites societárias possuem os meios de produção, e se articulam para manter a sociedade subjugada às desigualdades ocasionadas pelo modo de produção capitalista.
Obrigado pela participação e atenção!!
De fato Jeronimo, as raízes da nossa desigualdade social são bem articuladas. Vale salientar que as classes subalternas foram marginalizadas e desumanizadas, o que hoje, ocorre com a maioria daqueles que não conseguem ir além dessa estrutura. Os vídeos são interessantes. Como sempre, o professor Ubirantan Castro é brilhante.
ResponderExcluirEsta perspectiva é um fato marcado em nossa história!! A noção tardia de emancipação consciente do trabalhador, de certa forma favoreceu a manutenção dos privilégios elitistas dentro do Estado brasileiro!!! O público e privado, se confundiam de uma forma muito mais acentuada a favor das elites.
ResponderExcluirValeu Josemiro!!! A sua reflexão foi muito importante!!!